Como se preparar para o Exame da Ordem na 1ª Fase?

Por: Direito Pontocom | quarta-feira, dezembro 23, 2009 | | 0 comentários »

Desde sua instituição obrigatória, o Exame de Ordem que torna apto o Bacharel em Direito ao exercício regular da advocacia, tem a fama de ser o terror daqueles que concluem a graduação no curso de Direito. E é comum ouvir de pessoas alheias ao mundo jurídico o questionamento: "—Como você não é advogado se fez advocacia?"

Muitos acham que ao se graduar os bacharéis em Direito já podem advogar no dia seguinte a sua formatura, infelizmente não funciona assim. Para o exercício da advocacia no Brasil o bacharel em Direito terá que ser aprovado no Exame de ordem. E para os que não passam na prova de primeira, isso se torna uma cobrança pessoal. Então, o melhor jeito de se livrar disto é arranjar tempo, para quem não tem, estudar e passar!

A seguir colocarei algumas dicas e que não significa que sejam verdades absolutas. Mas o seu êxito no Exame, além seguir algumas delas dependerá também de você com concentração, tempo para estudar, interpretação comandos de questão e calma na hora da prova. Vamos a elas:
1) Na primeira fase da prova da OAB são 100 questões. Para isso é essencial estudar no mínimo de 7 (sete) matérias que você mais se identifica, não deixando de lado Ética (10 questões) e Trabalho (15 questões) só com elas já são 25 questões de fácil pontuação, além de ser pouca matéria a estudar.

2) Ler a LEI (CF e Códigos) nos pontos chaves de cada matéria, além das leis abordadas no exame como: Código de Ética e Estatuto da OAB, como já disse, são de fácil pontuação porque você pode estudar elas até 2 dias antes e já dará para fixar a matéria e a lei é pequena, além que se for ver as provas anteriores a Oab, ela já perguntou tudo que tinha que perguntar sobre isso. Direito Internacional, basta a leitura da Lei de Introdução do Código Civil – LICC e a parte referente nacionalidade, tratados e territorio na CF. Direito do Trabalho, a prova objetiva é muito focada em Súmulas do TST e OJ. ECA, CDC, Legislação ambiental a leitura do texto legal já estará de bom tamanho.

3) Rever e fazer as provas anteriores são de suma importância para você se familiarizar com o modo de questionar da Cespe nas provas da OAB. Um modo fácil e gratuito que indico é você se cadastre no site Jurisway, e lá você encontrará vários exames anteriores e ao fazer já vai dando a quantidade de acertos e erros. Confira aqui!

4) Você deve se questionar se será necessário fazer cursinho para 1ª fase. Eu diria que não é absolutamente necessário, mas isso só se você sempre estuda, e caso você também tenha material para leitura de doutrina direcionada para Exame de Ordem, com também já disse será indispensável a leitura da legislação e a resolução de exercícios, com isso você pode ter meio caminho andado para obter sua Carteira, no tange a primeira fase. Mas se você sente que teve muitas deficiências e portanto, sente necessidade de fazer uma reciclagem, hoje no mercado de ensino a distância há vários cursos preparatórios com aulas presenciais e telepresenciais, alguns oferecendo cursos semanais ou aos sábados, como também oferecem cursos próprios para resolução de questões, e tudo isso acontece geralmente até no máximo 20 dias antes da prova. Então fique esperto!
Por fim, rapidamente falando da segunda fase. Se você não tem ideia de nada sobre a matéria que você escolheu é bom fazer cursinho até porque a prática profissional é uma das grandes dificuldades e deficiências com a qual o Bacharel sai da faculdade. Por isso, recomendo fazer algum curso específico para sua área escolhida, pelo menos você vai para a prova com dicas direcionadas e fará a prova com maior possibilidade de passar.

0 comentários

Postar um comentário

Direito Pontocom. Copyright © 2010 | Blogger | Email: contato@direitopontocom.net.